sábado, 5 de outubro de 2019












A Pedagogia Sistêmica se manifesta no contexto educativo. Resulta necessariamente em observar como traduzimos e integramos os princípios que sustentam as "ordens do amor" para que nos sirvam de orientação e de tarefa escolar como: - A importância da ordem; quem veio antes e depois tem a ver com o vínculo entre gerações (tanto para os alunos como para os professores); - A importância do lugar onde cada qual tenha a sua correspondência; tem a ver com as funções, quem e como é o pai, mãe, professor, diretor, outros (os pais dão e os filhos recebem, os professores oferecem e os alunos tomam);

- O valor da inclusão em contrapartida com as implicações da exclusão; em aula, na escola, como um espaço de comunicação em que todos tenham um lugar (pertencimento);

 - O peso das culturas de origem, que tem a ver com a fidelidade no contexto da qual viemos (o que também podemos chamar de consciência); - O significado das interacções; todos os membros de um sistema estão vinculados aos outros, irremediavelmente, o qual é especialmente interessante no sentido de que, quando um desses membros mostra algum tipo de sintoma, a razão de ser deste não está tanto na forma concreta, mas na informação que dá ao sistema de que haja alguma questão que não resulta função para o bem estar colectivo e individual.

Essa visão geral das relações sistêmicas aparece a partir de três perspectivas complementares: rede familiar (entre uma geração e a seguinte, ex: pais e filhos), rede social (entre diversas gerações, ex: avôs e netos) e a perspectiva que existe dentro das gerações (peculiaridades e influências no contexto educativo e social).

Um dos elementos que caracteriza a perspectiva sistêmica na pedagogia é a capacidade de desenvolver com respeito a nossa percepção. Assim para estarmos conectados com esta percepção, nós devemos conhecer nossas próprias origens, saber sobre os nossos vínculos e trazer à superfície as identificações, as substituições e todas aquelas cargas que configuram nossa história. 

Se não fizermos isso, se por alguma razão não tomamos o suficiente de nossos pais e nos sentimos demasiadamente arrogantes porque nos consideramos melhores que eles e vamos ser ainda melhores para nossos filhos; dessa forma não vamos estar dispostos a investir nessa área, porque a nossa percepção esta envolvida por ideias, conceitos, princípios, crenças, etc, que nos impedirão de percebermos o que acontece com a vida de nossos alunos e o tipo de interação que podemos estabelecer entre eles." de Wikipédia"








'Toda doença é uma força profunda da alma em direção a cura.’’
(Bert Hellinger)



Muitas doenças são sistêmicas e estão envolvidas em
dinâmicas familiares que buscam, inconscientemente,
um equilíbrio perdido, pelo desrespeito às Ordens Sistêmicas.

Neste encontro falaremos sobre as questões sistêmicas
das doenças dentro da perspectiva da Constelação
Familiar, e todos os participantes terão a oportunidade
de olhar para suas questões com mais profundidade,
através de vivências e reflexões.

Através das constelações podemos trabalhar diversos campos das
nossas vidas, como a saúde física e psíquica, profissional, dinheiro,
amor, entre outros. Este trabalho possibilita um olhar diferente e
mais maduro para o nosso destino e nossas responsabilidade.
É um convite à vida!




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