terça-feira, 3 de setembro de 2019


"Por que fazer uma formação em constelações Familiares?


Despertar, aos poucos, o “mestre de si mesmo”, a parte consciente da sua mente que pode observar seus pensamentos e emoções sem se identificar com eles, permitindo assim acesso a um campo superior, ao “campo dos facilitadores de constelações” a fim de trazer o que for necessário para a percepção do sistema mental, emocional e familiar seu, do cliente e do grupo no qual está sendo inserido.
“Costumo dizer que a constelação sistêmica é uma das formas de meditação ativa mais eficiente que conheço. Num campo sistêmico, surgem emoções reais como raiva, alegria, desprezo, prazer, peso, mágoa, dor, tristeza e aprender a lidar com elas, tomando as atitudes terapêuticas adequadas, é um grande desafio... e ao mesmo tempo, um grande prazer, ao vermos a nossa própria inteligência emocional ser testada e ampliada, enquanto trabalhamos e somos trabalhados. Alex Possato - constelador ""



"" Ser um facilitador de constelações familiares:
Certamente existem “técnicas e regras” e elas devem ser conhecidas, pois serão de grande utilidade para os primeiros passos. Porém, enquanto aumenta a capacidade do facilitador de perceber que o trabalho com Constelações Familiares tem um movimento próprio e, ao abrir mão de técnicas e regras, permitir sua fluidez, o movimento correto irá se manifestar através dos representantes. Quanto menos interferência, maior será a conexão com o movimento do espírito.

Para que se atinja este nível de aprofundamento, ou seja, deixar de “conduzir” uma constelação por meio de “técnicas e regras” para então “acompanhar o movimento da constelação”, auxiliando o cliente neste processo, uma etapa importante é que o aspirante a facilitador trabalhe os seus próprios temas, ficando então livre para acompanhar seus clientes, sem que trabalhe seus próprios temas através deles! ""


""CASAL BRIGANDO:
Quando o casal ... um dos dois se sente melhor do que o outro ... então o relacionamento não vai funcionar, porque você está criticando, desaprovando e julgar uns aos outros, e essa relação se deteriora.
Porque cada pessoa traz algo de valioso e não valioso para o relacionamento. O que em sua família é uma maneira normal de agirl, em outra família é interpretado como rude ou inaceitável. O parceiro deve deixar sua família de origem e que cada um leva a um novo conjunto de regras e comportamentos. Dialogando o que é permitido por ambos e o que não é permitido."" 




Constelações Familiares - Quando devemos constelar? quando um relacionamento está estressado,vai mal, crises emocionais, heranças, parcerias, quando acontece um acidente, quando se repetem,
quando um filho vai mal na escola, quando um casamento acaba não tem um porque?
Um fato que pode ser chamado de "carma", e outras situações.


SEPARAÇÕES são consequências de envolvimentos, e cada parceiro está enredado da sua própria maneira. Por esta razão
em minha prática terapêutica, jamais procuro saber quem ou o que poderia ser culpado pelo fato.
Digo a eles que acabou e que agora enfrentem a dor por ter acabado, apesar de boas intenções iniciais. Quando enfrentam a dor, conseguem separar-se em paz e resolver de comum acordo o que precisa ser resolvido. Em seguida, cada um fica livre para o próprio futuro.



BERT HELLINGER diz que: A ORDEM PRECEDE O AMOR

 Hellinger: muitos problemas surgem quando alguém pensa que pode superar a ordem por meio de racionalizações, de esforços ou mesmo do amor, como o exige, por exemplo o Sermão da Montanha(N.T.S.Mateus).
Não obstante, a ordem nos é preestabelecida e não pode ser substituída pelo amor. Isso seria uma ilusão. É preciso voltar a ordem, voltar ao ponto da verdade. Só ai encontramos a solução.

O amor é uma parte da ordem. A ordem precede o amor, e este só pode desenvolver-se dentro dela. A ordem preexiste. O amor se adapta a ordem e assim pode florescer.


De BERT HELLINGER, um conto sobre: Quem recebe mais, e quem recebe menos -

PESQUISA de Emmilia. Nos Estados Unidos, um professor de Psicologia chamou um estudante, entregou-lhe uma nota de um dólar e outra de cem dólares e lhe disse: "Vá à sala de espera. Lá estão sentados dois homens.

Dê uma nota de um dólar e, ao ouro a nota de cem. "O estudante pensou: "Esse cara está maluco!" Então pegou o dinheiro, foi à sala de espera e deu a um a nota de um dólar e, ao outro, a nota de cem. Ele não sabia que o professor tinha secretamente dito a um homem: "Você receberá um dólar" e ao outro: "Você receberá cem dólares".
Casualmente, o estudante deu a nota de um dólar ao que esperava receber um dólar e ao outro, que esperava receber cem dólares, deu a nota de cem.








"a terapia da Constelação familiar harmoniza na Terapia a Família de agora, e ainda na anterior, mas ás vezes, temos de ir até a 3.ª, 4,ª, 5.ª geração,(Pesquisa de EmmiliaBegitizAraújo), atrás para fazer a harmonização ele ainda acontece imediatamente nos mesmos átomos relacionais que atualmente se reorganizarão.
Então o movimento vai depender muito da profundidade do tempo do cliente, como que vai absorver isso, administrar isso, encarando"








"Qué nos enferma? El amor al vínculo, aquel que nos une."
O QUE NOS ADOECE? O AMOR AO VÍNCULO, AQUELE QUE NOS UNE
Nos cura soltar a saudade... nossa alma, nossas emoções tem um papel importante em nossas curas! em alguns casos a cura vem do espírito...o final é o começo do que segue"" [Pesquisa de Emmilia]








Em nossas FAMÍLIAS-
"Pai é imperfeito, a Mãe é imperfeita, o filho é imperfeito e fica a disputa....
HELINGER diz que temos os pais certos! Quantos presentes ficamos sem receber? sem serem abertos? se nós não recebemos este presente, ainda não foi desembrulhado, principalmente nossos pais por que a gente não aceita o que eles nos deram, da forma que nos deram." Para você amigo EmmiliaBegitizAraujo





Numa prática de Constelações um cliente disse para Hellinger:
" Você é simplesmente muito forte!"
ao que ele respondeu:
"Sim, eu sou. Sabe porquê? Para mim o mundo é certo como ele é, mesmo o assustador.Posso dizer sim a isso, tal como é. Assim também posso dizer essas coisas porque digo sim a isso. Tudo o que é grande tira a força do assustador. Quem desvia o olhar constrói castelo nas nuvens. Você só é forte como um oponente.

O Terapeuta é um guerreiro e precisa de coragem de um guerreiro.Poi a realidade que é tomada à sério é amigável. Quando é tomada à sério ela compensa. quando não é tomada à sério e é minimizada, ela se vinga. Pertencem à realidade as consequências dos próprios atos. Por isso o Terapeuta ajuda os que buscam conselho a enfrentá-las - mesmo quando isso exija deles ir ao extremo -,

porque então se segue algo de bom. ele evita agir como se os cliente pudessem escapar levianamente dessas consequências, porque então elas produzem efeitos funestos, sobretudo pra outas pessoas, totalmente inocentes"Gratidão Hellinger



Olá, sobre Casamento, ainda:

Bert Hellinger"Quando a segunda mulher também foi casada, o casamento funciona melhor do que quando alguém que já foi casado toma alguém que ainda não foi"





Sobre Relacionamento-

" Não se pode casar por favor " , pag 25- Livro Ordens do Amor;
" Relacionamento tem precedência sobre o segundo, independente de sentimento ", 
pag 25. Livro Ordens do Amor;

" Mulher é mais importante que o homem no ponto de vista da finalidade da família ",
    pág 40., Livro Ordens do Amor;
"O vínculo nasce da consumação do amor", pag 133 Livro ordens do Amor;





" A relação de casal é bem sucedida quando a mulher segue o homem (a um país,a lingua, a cultura e a família dele,e permitir que os filhos façam o mesmo).




Seguir não significa obedecer.Significa apenas que sigo alguém para sua família.

Por outro lado,o relacionamento só tem êxito se o homem serve ao femenino.
Bert Hellinger: "É o que tenho observado" "
 

"Tomar a vida

Direi primeiro alguma coisa sobre as ordens do amor entre pais e filhos e, do ponto de vista da criança, isto é, do filho para com seus pais. Aqui menciono algumas verdades banais. Elas são tão óbvias que eu quase me envergonho de citá-las. Não obstante, são freqüentemente esquecidas.

O primeiro ponto é que os pais, ao darem a vida, dão à criança, nesse mais profundo ato humano, tudo o que possuem. A isso eles nada podem acrescentar, disso nada podem tirar. Na consumação do amor, o pai e a mãe entregam a totalidade do que possuem. Pertence portanto à ordem do amor que o filho tome a vida tal como a recebe de seus pais. Dela, o filho nada pode excluir, nem desejar que não exista. A ela, também, nada pode acrescentar. O filho é os seus pais. Portanto, pertence à ordem do amor para um filho, em primeiro lugar, que ele diga sim a seus pais como eles são -- sem qualquer outro desejo e sem nenhum medo. Só assim cada um recebe a vida: através dos seus pais, da forma como eles são.""








"A consciência é diferente para cada campo familiar ou clã. Mas no “campo” tudo se repete sempre, como hábito para aprender e como sobrevivência. (ref.: Rupert Sheldrake - livro “O renascimento da natureza”).
Um “campo morfogenético” ou sistema só se modifica quando algo vindo de fora interfere e introduz uma ação. A Constelação é um momento fugaz dessa interferência, porém duradoura."







"Os efeitos da Constelação Familiar se manifestam de forma poderosa, curativa e pacífica num nível espiritual que se refletem no corpo, atuando de forma positiva."







Plenitude e completude

...já estou razoavelmente completo.Já não preciso de tanta coisa.
Hellinguer: Exatamente. -Quero dizer-lhe algo sobre a sensação de estar completo e sua origem. Essa sensação nasce em mim quando alguém que pertence ao meu sistema ganha seu lugar em meu coração. É isso que realmente significa "estar completo". Só a partir dessa plenitude é que você está livre para se desenvolver. Enquanto estiver faltando alguém que pertença ao sistema, você se sentirá incompleto.







"Ninguém é livre depois do ato, só somos livres antes de cometê-lo." Bert Hellinger







"" Sistemas " significa aqui uma comunidade de pessoas unidas pelo destino, através de várias gerações, cujos membros podem ser inconscientemente envolvidos no destino de outros membros. Reconhece-se a amplitude do sistema pela amplitude dos destinos que provocam tais envolvimentos" Método das Constelações Familiares





"Numa Organização: Existe naturalmente, entre os membros de um grupo, a competição pela posição superior, pela posição de comando. Isso não envolve problema, desde que a pretensão se basei na competência e no serviço prestado ao grupo, e ao mesmo tempo mantendo-se o respeito à outra hierarquia."







"Uma organização se dissolve quando: no interior de um subgrupo, uma pessoa se arroga algo que compete a alguém que precede na hierarquia"








"Uma organização se dissolve quando um grupo hierarquicamente inferior se arroga
o que compete a um grupo hierarquicamente superior: por exemplo quando a administração quer dominar o chefe em vez de servi-lo"











Nenhum comentário:

Postar um comentário