terça-feira, 2 de julho de 2019




ENTREVISTA COM MIKE BOXHALL

"Traumas são libertados se forem ouvidos sem julgamento"

Mike Boxhall é um terapeuta craniossacral com sensibilidade e imensa sabedoria. Suas mãos curam no mais profundo.

Silvia Díez
  •  
  •  
Suas mãos são tão grandes na realidade quanto poderosas quando descansam em seus pacientes. Através deles, ele garante poder ouvir a alma do povo que, segundo ele nos diz, sempre expressa no corpo deles. E a escuta profunda os transforma.
Mike Boxhall, terapeuta Craniossacral psicoterapeuta e britânico com uma vasta experiência, ex-presidente da Associação Craniosacral Therapy (CTSA) Reino Unido há 15 anos que passa a maior parte de seu tempo viajando os Estados Unidos, América do Sul e Europa para ensinar sua técnica particularmente entre em contato com terapeutas craniossacrais.
Uma maneira de trabalhar que encheu por anos a consulta de casais que buscavam resolver sua infertilidade e que o tornou "avô" de mais de cinquenta crianças.

Mike Boxhall, psicoterapeuta e terapeuta craniossacral

Sua técnica foi enraizada em terapia craniossacral, um método desenvolvido pelo médico americano Andrew Taylor Still, que descobriu os ossos do crânio, cérebro, medula espinhal e meninges estão ligados ao sacro e em todos eles há um movimento rítmico impulsionado pelo líquido cefalorraquidiano. Este ritmo expressa os desequilíbrios do organismo.
Mas Mike Boxhall, também nutre o psiquiatra Carl Gustav Jung e senta-se no budismo, depois de anos de prática tem vindo a suas próprias conclusões sobre a vida, doença e mistérios que forma.
- Como isso é definido? 
Eu gosto de me ver como uma ponte entre a ciência e a sabedoria ancestral. Sou psicoterapeuta e terapeuta craniossacral; isto é, eu trabalho com a mente e o corpo. Eu também sou a ponte entre eles e gosto de contribuir para as pessoas descobrindo e integrando a espiritualidade em seu corpo.
Fala-se muito em espiritualidade sem levar em conta que qualquer experiência espiritual ocorre no corpo e corresponde a uma sensação. A espiritualidade é, antes de tudo, uma experiência sensorial, do contrário estaríamos diante de um conceito, falaríamos sobre isso, mas sem saber realmente o que é
-E esse acordo da espiritualidade que você favorece, é realmente curativo? 
A cura do corpo, da mente e da alma é o resultado da aceitação completa, a mais fácil e mais difícil no momento da vida. Eu digo isso com muita frequência: não há lugar onde você tenha que ir, tudo está no lugar, só temos que acordar. Procurando por felicidade, nos afastamos dela.
Leva apenas a presença e a quietude. A quietude é um estado em que estamos cientes do que está acontecendo sem sermos aprisionados por ela ou ficarmos apegados. O que eu facilito é que as pessoas entrem em contato consigo mesmas e vejam quem são, de onde vêm ...
E no centro do meu trabalho está a integração dos princípios feminino e masculino, como definido por Jung. Eu não estou falando sobre gêneros. O feminino e o masculino só podem ser integrados através da confiança.
Dizem que o pensamento é masculino e a intuição é feminina. O mundo em todas as áreas - e também na medicina - tem excesso de masculinos e vem suprimindo o feminino. Nestas condições, nunca podemos nos sentir completos ou equilibrados.
O trabalho espiritual também significa para mim reequilibrar esses dois princípios e retornar ao sentimento de plenitude.
"Tudo parece levar na mesma direção: honrar o coração, cuja máxima expressão é a confiança e não a busca".
- E como podemos recuperar o saldo? isto é, recuperar nosso aspecto feminino? 
- É basicamente sobre se render, sobre se render. Trata-se de abandonar os processos que ocorrem na cabeça para permitir o surgimento da Inteligência com letras maiúsculas, uma Inteligência localizada no coração.
Está aprendendo a funcionar com o coração, que é a fonte da sabedoria autêntica - a filosofia grega -, acompanhada pelo cérebro, mas de uma maneira mais equilibrada. Atualmente os cientistas questionam a soberania do cérebro e muitas pessoas dizem que é o coração que nos dirige.
Tudo parece levar na mesma direção: honrar o coração, cuja máxima expressão é a confiança e não a busca. Quanto mais nos soltamos, mais nos aproximamos da própria Inteligência, que é a fonte do universo.
- E isso é saúde? 
-Absolutamente. Meu trabalho é uma jornada realizada entre duas ou mais pessoas em um nível de ser onde não há doença. Quanto mais somos capazes de nos render, nos livrar da armadura e aceitar o que somos, mais perto estamos da fonte de Tudo.
E quando visitar ou tocar neste local profundo, então, de acordo com a minha experiência, é possível retornar à sua vida diária sem que suas patologias voltem com você. É um renascimento no presente porque você descobre uma dimensão mais profunda de si mesmo, sua essência, o que você realmente é.
E para mim é nisso que consiste o trabalho espiritual: não se trata de procurar um objeto, mas de recuperar o assunto que você é.
-Um dos seus lemas, e algo que ele repete para seus alunos, é: "Deixe o trabalho fazer o trabalho". 
Sim A maior parte do conhecimento acaba sendo uma limitação. Então eu volto para "Eu não sei". Os cientistas dizem que 90% de nossas patologias surgem do estresse, que toma forma física e psicológica. Então vem alguém, rotula e acaba tratando o rótulo, esquecendo da pessoa.
Embarcar em uma jornada espiritual significa entrar no desconhecido e no ilimitado, e isso pode assustar porque não sabemos o que estamos fazendo. É o que eu ensino aos meus alunos: nenhum objetivo, e aprendo a confiar no processo. Se você soubesse para onde está indo, seria uma limitação.
Eu mostro que posso deixar ir, e o que é que eu perco? Minhas limitações Meu pequeno "eu" para abordar o infinito. Não há sucesso ou fracasso, não há taças de prata, só há aprendizado e expansão da consciência.
- E qual é, em particular, o papel da terapia craniossacral neste trabalho espiritual? 
A terapia craniossacral é uma maneira muito bonita de entrar em contato e estabelecer uma primeira conexão com o corpo, mas depois eu vou além e digo a mim mesmo: "Eu não sei, eu confio". E as coisas começam a acontecer ...
Digamos que eu trabalhe agora com Diana, que está aqui conosco. Eu estaria em contato físico com ela, mas minhas mãos não são transmissoras, mas simplesmente recebo a pessoa. As duas grandes necessidades de um ser humano devem ser sustentadas e ouvidas. E quase nunca os cobrimos.
Meu trabalho simbólico é baseado em sustentar e ouvir a pessoa através das minhas mãos.
- É importante colocar as mãos no lugar certo? 
-Não é relevante onde as mãos são colocadas no corpo da pessoa porque eu não trato órgãos ou partes, mas eu seguro o Self.
E como aquele Ser se sente ouvido, sem ser julgado ou analisado - o que em muitos casos é algo extraordinário para ele -, então ele começa a confiar que ele está bem como está e pode encontrar a coragem de ir fundo em seu sofrimento.
O paciente confia que continuará a ser sustentado, mesmo que visite os lugares mais escuros e se permita explorá-los. A mágica é que aqueles traumas enterrados por anos, agora ouvidos e recebidos sem julgamento, são liberados, aquilo contra o qual eles passaram a vida reagindo de repente desaparece pelo simples fato de serem atendidos.
-Você pode dizer que o corpo conta sua história ...
-Eu não sei o que a história é porque isso seria uma limitação. O que você sabe sempre será uma limitação no processo. O importante é o que a outra pessoa sente, o paciente. Encorajo meus alunos a criar as condições para que o paciente se torne capacitado e consciente de seus padrões habituais de comportamento. Mas mesmo nessas condições há histórias.
Uma mulher com quem estou lidando atualmente tinha cerca de quatro anos quando pegou o telefone enquanto as meninas pegavam o telefone naquela idade, pegando rapidamente e dizendo "Oi". Então uma voz disse-lhe: "Você deveria encontrar sua mãe porque seu pai foi assassinado".
Nos anos seguintes, ela gradualmente perdeu a audição e agora é totalmente surda. Ele limitou a sua audição devido a este episódio. Agora estou trabalhando com ela e espero que, gradualmente, ela melhore, mas vamos ver.
-O que nos deixa doentes? 
-Eu acho que tem muito a ver com não estar presente e estar ligado a questões não digeridas que continuam a fermentar dentro de nós. A tendência de nos punir quando não somos perfeitos, uma energia que nos mantém presos à insatisfação.
E o corpo encontra uma maneira de expressar seu descontentamento, seu sofrimento ou o trauma vivido, que pode não ser seu, mas dos pais e também pode nos afetar. A solução é voltar ao presente, onde a causa desse sofrimento não existe mais, e assumir a responsabilidade, em vez de continuar no papel de vítima.
Naquele momento de consciência presente é a possibilidade de abrir uma porta para deixar ir o que nos atormenta. Simplesmente expandindo a consciência, observamos a transformação das pessoas.
Aos 85 anos, Mike Boxhall irradia energia. Ele tem sido um terapeuta craniossacral e psicoterapeuta por 45 anos, mas antes disso ele era um homem de negócios, um militar e um plantador de borracha. A abordagem do budismo e da psicologia de Jung mudou sua vida. Agora procura criar um modelo coerente de terapia corporal que integre mente e corpo. Seus livros incluem Conversaciones en quietude (Ed. Advaitia, 2015) e La silla vacío (Ed. O grão de mostarda, 2012).
https://www.cuerpomente.com/salud-natural/mente/entrevista

Nenhum comentário:

Postar um comentário