segunda-feira, 12 de setembro de 2016











"A doença é o sinal de que existe algo que aguarda para ser colocado em ordem. É sempre o amor a um excluído que não tem lugar. Esse amor quer sempre mais. Também a doença quer sempre mais. O movimento em direção ao mais é um movimento em direção à saúde.

Agora sentimos o nosso corpo e olhados para uma doença ou uma dor. Vamos, com a nossa doença e a nossa dor, em direção a um movimento em busca de mais, não importa qual for a direção.
Digo ainda algo mais sobre a saúde: a saúde é um movimento do espírito e um movimento do amor".  Bert Hellinger,  A Cura, Ed. Atman.







Sobre obesidade...
"(Os obesos) Em vez de darem lugar em sua alma a uma pessoa que rejeitam ou negam, ingerem algo que faz engordar e adoecer. Por assim dizer, dão a essas pessoas um lugar em sua gordura em vez de dá-lo em seu coração".
 Bert Hellinger, A fonte não precisa perguntar pelo caminho, Ed. Atman.





Quem faz parte do sistema familiar?
"Que pessoas pertencem ao sistema familiar? Por quem precisamos perguntar quando configuramos uma família?
'Sistema' significa aqui uma comunidade de pessoas unidas pelo destino, através de várias gerações, cujos membros podem ser inconscientemente envolvidos no destino de outros membros. Reconhece-se a amplitude do sistema pela amplitude dos destinos que provocam tais envolvimentos. Dessa comunidade de destino pertencem, em geral, as seguintes pessoas:

- O filho e seus irmãos ou meio-irmãos, inclusive os falecidos e natimortos. Este é o nível inferior.
- Depois, no nível imediatamente superior, vêm os pais e seus irmãos ou meio-irmãos, inclusive os prematuramente falecidos e os natimortos.
- A seguir, mais um nível acima, incluem-se os avós e, mais raramente, algum irmão ou meio-irmão dos mesmos. Isso, porém, é raro.
- Às vezes inclui-se, também raramente, algum bisavô.
- Entre os anteriormente citados, são especialmente importantes as pessoas que tiveram um destino funesto ou foram lesadas por membros do sistema - por exemplo, em assuntos de herança - ou que foram excluídas, dadas a terceiros, desprezadas ou esquecidas.
- Seguem-se então - e muitas vezes são estas as pessoas mais importantes - todos os que cederam lugar a outros nesse sistema, mesmo que não sejam parentes. É o caso, por exemplo, de algum cônjuge ou noivo anterior dos pais ou dos avós, mesmo que já falecido.
- Também fazem parte do sistema o pai ou a mãe dos meio-irmãos.

- Pertencem-lhe ainda aquelas pessoas de cuja desvantagem ou prejuízo alguém do sistema foi beneficiado, por exemplo, recebendo alguma herança por motivo de sua morte prematura ou por terem sido deserdadas. - Incluem-se, além disso, todos os que colaboraram para a vantagem de alguém no sistema, por exemplo, como empregados, e que depois sofreram prejuízo ou injustiça. É preciso, entretanto, que se trate de um grande prejuízo e de uma grande injustiça. - Não pertencem ao sistema, neste sentido, tios e tias agregados pelo casamento, bem como primos e primas".
 Bert Hellinger, Ordens do Amor, Ed. Cultrix.






Sobre filhos deficientes...

"Quando pais recebem uma criança deficiente, eles se separam algumas vezes porque, em segredo, fazem uma censura a si mesmo ou ao outro por causa da deficiência, como se alguém fosse culpado. A solução aqui é que os pais olhem um para o outro e digam: 'É a nossa criança, e nós dois cuidamos juntos dela, assim como ela precisa de nós como pais'. Desta forma os pais pode se aproximar, se ajudar e se reforçar no cuidado comum da criança deficiente".
~ Bert Hellinger, trecho extraído do livro O essencial é simples, pág. 212, Ed. Atman


Sobre herança...
"A princípio, pode-se dizer que nenhuma herança é merecida. Tão logo reconhecemos isso, tornamo-nos livres dela. Principalmente, tornamo-nos e permanecemos livres para o nosso futuro. E ficamos livre para o nosso futuro. E ficamos livres de invejosos. Brilhamos apenas com a nossa própria luz.
Se na herança repousar um fardo, nós nos livramos dele por meio de uma renúncia. Se nela repousar uma bênção, nós a tomamos como uma bênção. Provemos bênção com ela: uma rica bênção para muitos".
Bert Hellinger,  Leis Sistêmicas na Assessoria Empresarial, Ed. Atman.



"Independentemente do que uma criança fizer contra seus pais, por exemplo através de exigências, acusações ou desprezo, no final castiga a si mesmo."
Bert Hellinger






Nenhum comentário:

Postar um comentário