quinta-feira, 15 de setembro de 2016







  • Culpa e soberba
********************************************************************


Bert Hellinger



Na alma existe uma profunda necessidade de fugir da culpa. É uma necessidade muito profunda. Muitos problemas surgem porque se pensa que é possível escapar a culpa. 

Isso começa com uma coisa muito simples, por exemplo, tendo que admitir que um vive à custa de outras pessoas. Considerando o que nossos pais fizeram por nós, começando com a gravidez da mãe, passando pelo parto e o risco que assumiram. Depois esse cuidado durante anos e anos e a preocupação. 

Tomar isso e olhá-lo nos olhos, o que isso significa para cada um, não é fácil. Assim acontece que alguns escapam da culpa, culpa aqui no sentido de obrigação, e ficam duros em relação aos pais. Põem exigências e talvez até se sentem grandes e superiores. Tudo isso é defesa perante essa culpa.

Mas a pessoa que olha essa culpa aos olhos, que olha para os seus pais aos olhos e vê tudo o que eles fizeram por ela, essa pessoa é grande. Se por trás deles vai também aos avós com todo o seu amor e seus cuidados e diz: "Sim, agora tomo ; agora sou filho, agora sou neto ; tomo tudo e levo-os ao preço completo que vos custou", Assim a alma se torna grande e grande e, sobretudo, cheia de força.

 Essa força não pode ser retida, há que transmiti-la. Isso fazem os filhos quando eles se tornam pais. Nesse caso o passam para os filhos, ou de outra maneira. Então dessa culpa, quando é reconhecida, brota uma bênção para muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário