sábado, 25 de junho de 2016



O nosso próprio caminho é o certo para nós





"O nosso próprio caminho é o certo para nós. Todo desvio nos aliena dele e de nós mesmos, de nossa satisfação, de nossa força e de nossa mais profunda felicidade. No fundo não temos outra escolha a não ser seguirmos nosso próprio caminho. Algumas vezes podemos pensar que um outro caminho seria mais fácil e mais satisfatório, conduzindo-nos a uma meta mais elevada.


Mas o outro caminho só pode ser seguido por alguém que reconhece que é esse o seu caminho. Somente ele pode estar em sintonia com esse caminho, tendo com isso a força e a coragem e a disposição de segui-lo.


Algumas vezes somos tentados a comparar o próprio caminho com o dos outros e concluímos: este é melhor, o outro é pior, este é nobre e superior, o outro é vulgar e inferior. Entretanto, ninguém é diferente do outro que segue seu caminho e sabe que é seu. Nesse sentido, todos nós só seguimos nossos próprios caminhos. Pois o nosso caminho nos foi predestinado: através de nossa origem, dos destinos de nossa família, de nosso sexo, de nossa vocação, de nossas experiências especiais e de nossos limites físicos ou mentais.
Mas todos os caminhos terminam na mesma meta. Nela nossa individualidade termina. Pois aqui todos os caminhos se comprovam serem iguais e nenhum outro caminho foi realmente diferente do que nosso próprio.



Quando estamos a caminho encontramos outras pessoas, seguimos uma parte do mesmo caminho, lado a lado, aprendemos um do outro, acompanhamos e nos apoiamos nesse caminho. Mas então chega o momento de seguir novamente sozinho o próprio caminho. 
Dessa forma muitos caminhos se cruzam, desembocam algumas vezes num outro, de forma que por um certo tempo parecem estar no mesmo caminho, até que o próprio se impõe novamente e nosso próprio caminho encontramos a plenitude."
Bert Hellinger - Pensamentos sobre Deus - Ed. Atman





Nenhum comentário:

Postar um comentário