quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Professor, Educador, Mestre, 15 e outubro de 2014













Por este dia do professor...
"Quero dizer algo aos educadores. Quando ajudamos demasiadamente uma criança, ela fica brava. Por isso ajudamos mantendo certa distância. Sobretudo ajuda-se em nome dos pais. Nesse sentido, é importante nos colocarmos abaixo deles. Quando nos colocamos acima deles como se fôssemos um pai ou uma mãe melhor, a criança fica zangada. 

A melhor maneira dos educadores ajudarem crianças que vivem em orfanatos é estando em sintonia com os pais deles. Isso inclui que concordem com que as crianças confiadas a eles possam tornar-se iguais a seus pais. Isso é importante, pois os filhos querem ser como os pais.


Quando dizemos, por exemplo, a uma criança: 'Seu pai foi um beberrão. Nem pense em se tornar igual a seu pai', a criança desejará, por lealdade ao pai, tornar-se igual a ele. É este o efeito na alma, diante desse tipo de alerta.

 Quando, no entanto, a criança pode ser como o pai e diz a ele em sua alma: 'Quero ser igual a você', percebe como o pai o olha de modo carinhoso e talvez lhe diga: 'Você também pode ser diferente de mim'. Justamente através da concordância que uma criança pode ser tal como os pais, ela se torna livre para desenvolver-se para além da esfera dos pais. Através dessa concordância, o educador permanece no mesmo nível dos pais da criança".
Bert Hellinger






 







"Descobrir consiste em olhar 
para o que todo mundo está vendo
 e pensar uma coisa diferente."
Roger Von Oech





Nenhum comentário:

Postar um comentário