segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Movimento Interrompido em direção à mãe e/ou ao pai

"Um filho quer estar com sua mãe e seu pai, mas as vezes isto não é possível. Por exemplo, se esta enfermo e necessita permanecer no hospital e é impossibilitada a visita de seus pais. Este sofrimento e desespero são incompreensíveis para a criança. Quando isto acaba, a criança não se atreve em ir em direção a sua mãe. Este movimento é interrompido, profundamente interrompido. Esta interrupção esta associada com tanta dor, com tantas recordações dolorosas que a criança toma uma decisão interna: 'Nunca mais irei para lá, não tenho chances' "

Bert Hellinger 










Toda abordagem clínica tem suas histórias de avanços repentinos e que mudam sua vida. Mas uma escola terapêutica relativamente obscura chamada Family Constellations, desenvolvida por um polêmico ex-padre chamado Bert Hellinger, reivindica mais do que sua parcela desses momentos transformadores.

Agora com 90 anos, Hellinger atribui parte de sua abordagem ao tempo entre os zulus da África do Sul que adoram ancestrais, que regularmente consultam e tentam apaziguar seus mortos. É o princípio central do trabalho das constelações que toda família tem uma consciência comum que remonta a gerações e que ao confrontar nossas histórias familiares mais amplas, podemos nos libertar da dor que suportamos por nossos ancestrais.

Carol Heil, uma psicoterapeuta na área de Washington, DC, que facilita as constelações, diz que elas são "definitivamente estranhas". Eles são uma forma de canalizar, afinal. Mas estamos trabalhando com traumas reais, a dinâmica e a energia de uma família e pedindo a todos que sintonizem o corpo e a emoção. É uma coisa poderosa.

Fiquei curioso sobre as constelações depois que os pesquisadores da epigenética começaram a afirmar que os sintomas do trauma podem ser transmitidos biologicamente

Rachel Yehuda, que identificou essa herança em filhos de sobreviventes do Holocausto e de mulheres grávidas durante o 11 de setembro, disse: “Sabemos que há efeitos de trauma parental nas crianças - porque o trauma muda as pessoas e a qualidade de seus pais e apego. Mas agora, quando os filhos dizem que são afetados pelo trauma de seus pais, há uma contraparte no corpo que reflete isso. ”

Quando Heil me convida para uma oficina, eu pulo a chance de ver sua terapia "estranha" em ação. Nossa primeira constelação é centrada em uma mulher de 70 anos chamada Donna, que espera insights que irão curar seu casamento vacilante.

Donna nos conta sobre os suicídios em sua origem familiar, um pai cruel e distante com um passado criminoso, e avós e bisavós de países sul-americanos devastados pela guerra, alguns dos quais morreram de forma violenta.

O resto de nós é dito, se escolhido como "representantes" para os membros da família de Donna, para sintonizar qualquer ressonância emocional ou física com a pessoa que estamos representando (algo que o mundo das constelações chama de campo "morfogênico" ou "saber") .

Enquanto Donna procura por alguém para ser seu representante em sua constelação, eu nervosamente abaixei meus olhos, mas não funciona. Ela me agarra gentilmente pelos ombros e me leva até o centro da sala.

"Agora escolha seu pai", ela disse.

Donna coloca um homem com longos cabelos ruivos, amigável quando nos encontramos na porta, a poucos metros de distância para me encarar. Apesar de nosso calor anterior, imediatamente sinto uma sensação visceral de ressentimento em relação a ele. Embora eu tente agitá-lo - isso é apenas um exercício para o benefício de outra pessoa, afinal de contas - o sentimento não desaparece. Antes que eu possa entender, Heil me pergunta o que estou percebendo em meu corpo. Devo dizer a verdade? Que eu estou inexplicavelmente zangado e tenho uma necessidade urgente de fugir desse cara? "Eu sinto nas minhas panturrilhas", eu digo, o que é verdade. “Eu quero me afastar. Rápido."

Heil pede que Donna adicione seus avós paternos à constelação. Sua avó perdeu sua casa e uma prima amada em tempo de guerra. Enlutada pelo pesar, ela teve pouco interesse em seu filho. A mulher que a representa também não olha para o pai de Donna. Seu marido selecionado está ao lado dela com uma mão nas costas, ignorando o filho.

É uma cena cruel, e enquanto os minutos marcam o que começou, a raiva do pai começou a mudar em mim. Eu começo a imaginar como deve ter sido ser tão amada por uma mãe e ignorada por um pai que assumiu o apoio de sua esposa? Talvez, se as coisas não melhorarem para ele nesta constelação, eu vou pelo menos virar para ele.

Reconheço esse sentimento: uma tensão familiar entre raiva e empatia que vive em mim com meu próprio pai. Nosso relacionamento é marcado por estranhamentos que seguem um padrão de ele se enfurecer comigo e nunca fazer as pazes, resultando em meses, às vezes anos de desconexão.

Inscreva-se para Master Class de Peter Levine
As mulheres da minha família explicam seu comportamento lembrando um ao outro que ele foi molestado por um padre quando era criança. Minha mãe me incentivou a aceitar sua natureza taciturna e a perdoar suas explosões. "Tente entender, querida: os homens nunca se recuperam desse tipo de coisa", ela dizia.

Em frente ao pai de Donna, eu tenho um lampejo do meu próprio rosto de avó morta e de repente me lembro de como ela era rude com meu pai. Ela disse a ele, na nossa frente, como os outros homens da família se saíram melhor. Talvez houvesse uma confusão e um de seus primos, sempre tão solícito com ela, fosse realmente o filho dela?

Peças do passado começam a se unir. Meu avô estava doente, minha avó carregava o peso de sua pobreza relativa e, quando ele morreu jovem, a igreja era seu consolo. Meu pai não conseguiu contestar dizendo a verdade sobre o abuso dele.

Enquanto isso, na constelação de Donna, Heil pede ao avô que>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
......................................
faltaaaa

FONTE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário