terça-feira, 6 de agosto de 2019








O  PERIGO   DAS  CONSTELAÇÕES   FAMILIARES - 

O perigo das Constelações Familiares reside no manejo superficial dessa forma de psicoterapia e filosofia de vida. 
"Eu vou constelar meu sistema de origem e algum dia eu irei constelar meu sistema atual." 
As Constelações familiares se for vista assim como uma tendência, como fenômeno da moda, degradam esse método para um artigo de consumo.
Esse pequeno manejo formal das constelações familiares não serve ao cliente , mas leva à expectativa de resolver todos os problemas, de repente, por meio de uma constelação. 
No início de cada Constelação , digo aos participantes : 

"Na melhor das hipóteses, a constelação é, nem mais nem menos, um passo no seu desenvolvimento". 

Gosto de usar a imagem de um veleiro que varia seu curso original em aproximadamente um grau e, portanto, chegará a outro lugar completamente diferente do originalmente projetado.
Da mesma forma, a constelação pode produzir uma grande mudança com uma pequena “correção de rumo do cliente ”. Como já enfatizei , esta modificação está localizada na atitude interna do cliente , em sua opinião. 

A constelação não é um elixir, não é um truque de mágica nem significa que o problema tenha sido resolvido para sempre.
Então eu sempre digo aos meus clientes que, sob certas circunstâncias, eles também podem se sair pior do que chegaram antes, depois de uma constelação, especialmente quando ela é muito profunda.
Esta possível deterioração é devida à lealdade ao sistema familiar que está ameaçada através da resolução de uma implicação sistêmica . Nesse ponto, o inconsciente é ativado na Alma. 

Tendo uma má consciência e sentindo-se mal, a lealdade é inconscientemente mantida.
É muito importante que os clientes também compreendam conscientemente essa conexão com sua própria Alma.



Perguntas e respostas:

MEYS - Constelei para buscar ajuda para uma situação e apareceu minha lealdade a um excluído, que eu nem sabia que era excluído. Foi muito forte, demais.
 Depois disso fiquei dois meses doente e no processo conversei com os consteladores e simplesmente me disseram que era uma catarse. Sim, disso eu sabia, porém o que me preocupa e que se faca um trabalho tão profundo e simplesmente deixem o constelado sozinho depois. Foi muito difícil e digamos que ainda não estou totalmente recuperada.
 Por outro lado foi um alívio estar na minha pele e deixar os grandes com suas coisas. Honra, reverencia e deixa ir. Mas nisso eu tive vários episódios de doenças e não recebi suporte. Aí fiquei muito receosa em voltar a mexer com Constelação. Parece que não há nenhuma preocupação em o que o constelado vai fazer com o material que veio a tona. Foi muito difícil.


 “As Constelações agem quando você as deixa exatamente do jeito que você as viu. É uma imagem espacial e atemporal das profundezas e tem sua força quando se deixa como está. Qualquer discussão sobre o seu conteúdo destrói a imagem.”


Be
rt Hellinger 

Constelei surgiu um caminhão de dores e agora? 
O Facilitador  não  tem o direito de invadir a alma de outra pessoa como se tivesse a solução para o cliente . 
Ninguém tem o direito de fazê-lo. Também não teria a humildade e respeito ao tentar consolá-lo. 


A pessoa é forte. Quem tenta consolar, é fraco. 
Isto é realmente quem não suporta a dor do outro. Porque no fundo ele não quer consolar o outro, mas usa o outro para se consolar. 


Também nesse caso ocorreria o fenômeno da transferência, quando o cliente se coloca no estado criança, e projeta sobre o Facilitador como criança incapaz de fazer as mudanças necessárias para obter resultados diferentes . 


O Facilitador em contratransferência não pode se colocar como pai dessa criança protegendo e cuidando do cliente como criança, precisa sim se colocar como Adulto, capacitando e fortalecendo o cliente , para fazer aquela pequena mudança, um grau , que vai levar o cliente a um novo resultado muito mais eficaz . 


Sei que parece abandono do cliente mas é empoderamento , é colocar o cliente no estado adulto , com respeito, humildade e força 



Meys- sim, entendo que da minha criança ferida cuido eu como adulta, mas como fica quando tu e acometido de várias doenças, e está só sem respostas? Acho impiedoso.

Eurico Aparecido Rodrigues 

Meys, mas quando vc se coloca que está só , julga seu destino impiedoso , não está permitindo sua criança atuar com mais força ? 

Como adulta vc tem que confiar nas suas capacidades. 
O Sintomas ( a origem da palavra vem do Grego, significa 
Indícios) , querem mostrar algo que não foi visto ainda . 


O processo de cura , de solução pode passar , pelo surgimento de novos sintomas, como eu disse no post , a constelação é um remédio de uso contínuo, é um dia após o outro, é para o resto da vida, não é como um Sumax que tira a enxaqueca de pronto , não é um conto de fadas que sempre tem final feliz , a vida segue e vc mexeu lá no fundo , onde existem, muitas dores, como uma “ caixa de inspeção da pia de nossa cozinha “ , está lá no quintal, entupiu , a gente foi lá e deu uma mexida no que estava depositado no fundo , voltou a fluir , mas tem muita coisa rodando ainda , e de repente outra coisa entope de novo . 


Mas agora vc já tem “know how “, ferramentas para saber como lidar com isso . 
Por isso nunca coloco uma Constelação, sem que o cliente tenha passado por pelo menos uma “aulinha “, para ter conhecimento do pensamento sistêmico proposto por Bert Hellinger , para saber quais as mudanças que deve fazer para obter uma vida mais plena, amorosa e abundante.


-De fato existem outros tipos de respostas de consteladores para os clientes.
Gratidão.

Eurico Aparecido Rodrigues - Advogado Sistêmico.
Facilitador em Constelações Familiares, Justiça Restaurativa e Processos Circulares.
Mediador e Conciliador.- Instrutor de Mindfulness em formação e Reiki.
Contato pelo Watts:- (14) 99727-5799 - ESPAÇO INCLUIR bit.ly/2QXhcGw

                      ************************************ *************************************



Somos pessoas diferentes para diferentes pessoas. Para uns somos guerreiros, para outros, somos ingratos.

Para uns avançados no tempo, para outros, retrógrados. Somos o que fazemos, mas também somos a dicotomia que vive na cabeça e no coração de muitos.

Tantos dizem que estamos diferentes. Mas sabemos que não mudamos muito, ou mesmo que mudamos mais do foram capazes de perceber. 

O que continua presente é o molde e as expectativas sem sentido que os outros depositam sobre nós. "Nossa, você está tão diferente!!!"


Eduardo Carmello - Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário