segunda-feira, 21 de maio de 2018

Piper -





https://engenheirocriativo.com.br/artigo/desenho-da-pixar-nos-ensina-sobre-criatividade-resiliencia-e-necessidade-de-subsistencia


Piper

Um desenho da Disney, para mim mais uma de suas maravilhosas criatividades, eu analiso como uma lição sistêmica de seguir a Felicidade com o atual, honrando a vida que feio de longe, dos ancestrais.




Desenho da Pixar nos ensina sobre CRIATIVIDADE, RESILIÊNCIA e NECESSIDADE de Subsistência

Piper é um curta metragem da Pixar que ganhou o Oscar® de 2016, uma lição na qual podemos levar para a vida de forma sensacional, aqui colocamos os aprendizados que esse curta trouxe para a minha vida.
POR JANILTON MACIEL UGULINO DIA  EM INSIGHTS
Desenho da Pixar nos ensina sobre CRIATIVIDADE, RESILIÊNCIA e NECESSIDADE de Subsistência
  • COMPARTILHE ESSE POST
  • Compartilhar no Facebook31
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Em 2016 eu assisti um filme o qual achei uma maravilhosa lição de vida de como devemos ter uma CRIATIVIDADE para superarmos nossas maiores dificuldades utilizando também resiliência e muita força.
Ele conta a história de um pequeno pássaro, Piper, que se depara com a necessidade de se alimentar sozinho e encontra dificuldades de lidar com o mundo fora do seu ninho. Frente às adversidades, Piper desenvolve, através de um aprendizado com outros animais, uma belíssima estratégia para otimizar a busca por alimentos na areia e atingir seu objetivo de forma mais eficiente.
Antes de começar nossa analogia, te convido a assistir a esse curta com uma visão de como usar a observação do meio que o cerca para, com criatividade resiliência aprendermos como a história de Piper pode inspirar a autoconfiança diante das nossas piores dificuldades, pois o que há de mais difícil do que a nossa allimentação para nossa subesistência?

 

O Desafio de Sair da Zona de Conforto

Quando eu vi o curta pela primeira vez, fui tocado rapidamente por uma identificação com os sentimentos de Piper. E o primeiro deles foi o medo da mudança. A mãe de Piper decide que é a hora dele sair do ninho e encoraja-lo a buscar o seu próprio alimento. Piper passa então a conhecer como funciona a vida fora do seu ninho e, aos poucos, se dá conta das adversidades que o cerca.
Desenho da Pixar nos ensina sobre CRIATIVIDADE, RESILIÊNCIA e NECESSIDADE de Subsistência
Quando enfrentamos algo que afeta o nosso lado profissional e nos põe em risco nele, o primeiro desafio é sair da zona de conforto. Assim como aconteceu com Piper, a "desmama" ou na vida real uma demissão, nos tira de um lugar confortável, de um ambiente seguro e nos lança para um espaço desconhecido, para um terreno fértil, onde poderemos nos descobrir e trilhar novos caminhos.
A estadia na bendita zona de conforto muitas vezes é fruto de um somatório de sentimentos silenciosos e prejudiciais, como a baixa autoestima, a sensação de incapacidade de lidar com mudanças ou o simples medo de perder o controle da situação. E a temida demissão nos faz encarar todos esses fantasmas que estavam adormecidos sob à blindagem do campo de força da zona de conforto.
Ops ... mas sim, voltando para o nosso amiguinho piper, ao ter a alimentação materna interrompida, ele não vê outra possibilidade senão a de buscar sozinho o seu próprio alimento. É nessa jornada que ele nos dá algumas lições.

Contra Onda Forte é Preciso Persistência e Coragem ... (já ia esquecendo CRIATIVIDADE)

Quando Piper tenta acompanhar os outros pássaros na busca por alimento, ele é surpreendido por uma onda forte e o resultado é desastroso.
Desenho da Pixar nos ensina sobre CRIATIVIDADE, RESILIÊNCIA e NECESSIDADE de Subsistência
Traumatizado com a primeira atribulação, Piper demonstra o medo de se machucar mais uma vez com as ondas do mar. Motivado e incentivado por sua mãe, ele persiste e enfrenta novamente os perigos do mar, voltando a sua busca por alimento.
O que acontece com muitas pessoas que sofrem ou passam por algumas dificuldades ou quebram a cara algumas vezes. Normalmente, nós levamos muitos não, ou pior, sofremos com o silêncio das empresas ou investidores, com os quais apresentamos nossos projetos (pois como sempre digo, não procuro emprego, procuro por oportunidades) ou até mesmo em locais onde deixamos nossos currículos. Piper nos ensina que, por maior que sejam as adversidades e os nossos desapontamentos das expectativas que criamos, a PERSISTÊNCIA é um elemento fundamental para conquistarmos nosso objetivo, seja ele qual for e tenha ele o tamanho que tiver.
E para persistir é preciso coragem. Coragem para vencer, sobretudo, as nossas próprias limitações e os nossos medos (porra e como temos medos), fomos projetados a termos medos por uma questão de sobrevivência e não de desistência. Coragem para despertar, ante às incertezas da vida, a motivação de conseguir o que se deseja. Coragem para sair da cama todos os dias com mais fé e atitude do que o dia anterior. Coragem para transformar as lágrimas em suor. Coragem para aceitar e aprender com cada não. E coragem para construir e percorrer a própria jornada, aquela que te levará ao teu lugar. Tenho certeza que já estas começando a entender o que fez piper mudar e transformar o que antes era medo em coragem.

Mude o Seu Olhar (Mudança de MindSet) Sobre a Situação e Aprenda Com o Outro

Piper, ainda receoso de sofrer com as ondas, conhece os caramujos e passa a observá-los. Ele percebe que, diferente dos pássaros, os caramujos não correm das ondas, mas escondem-se na areia e esperam a onda passar sobre eles. E, quando a onda passa, os caramujos encontram rapidamente a comida que precisam, antes mesmo dos pássaros chegarem, assim podem escolher os melhores.
 Ao analisá-los, Piper é surpreendido novamente por uma onda, mas dessa vez, imita os caramujos e enterra-se na areia e, ao abrir os olhos, consegue ver dentro da água e com clareza onde se escondem suas comidas. Após a passagem da onda, Piper sabe exatamente onde estão suas comidas, otimiza a sua busca e compartilha os alimentos com sua mãe e os outros pássaros.
Desenho da Pixar nos ensina sobre CRIATIVIDADE, RESILIÊNCIA e NECESSIDADE de Subsistência
Com essa atitude, podemos refletir sobre as diversas possibilidades que temos ao enfrentar uma situação adversa. O que, a princípio, Piper enxergava como uma onda forte e temerosa, passou a ser um meio de encontrar mais rapidamente o que buscava. A demissão (por exemplo) muitas vezes é como essa onda forte que nos assusta, nos tira da nossa zona de conforto e nos deixa vulnerável às adversidades da vida.
Entretanto, (com muito hard Work Papai) podemos tentar enxergá-la por um outro ângulo, por uma outra perspectiva, experimentando novos óculos, como nos ensinam Mike Rother e John Sook em seu livro Aprendo a Enxergar ou até mesmo mergulhando no mar de possibilidades que o período pós-demissão nos oferece.
Como Piper, podemos prestar mais atenção no mundo e nos outros, nas pessoas com quem convivemos e extrair das nossas relações e experiências anteriores aprendizados que podem mudar nossa perspectiva de vida. Para encontrar nosso caminho, podemos tentar enxergar a vida com um novo olhar e construir novas possibilidades para nós mesmos.

Te Sugiro Enxergar as Dificuldades Como um Novo Tempo

Um tempo de se autoconhecer - olhar pra si e identificar todas as potencialidades que você tem, pois você só vai saber do que é capaz, quando realmente precisar usar essa força;
Um tempo de refletir e reconhecer que você pode melhorar em diversos pontos da sua vida, por isso nós do projeto Engenheiro Criativo estamos desenvolvendo o projeto P.R.A.I.A. mas isso abordaremos em outro artigo mais detalhado;
Um tempo de realizar cursos que você sempre teve vontade de fazer e não fazia por falta de tempo, capacite-se ou você acha que o conhecimento vai entrar por osmose em sua cabeça?
Um tempo de tirar aquele projeto do coração e transformá-lo em negócio, porra, mas nunca esqueça, vais ser foda, não vai ser fácil, não desista onde os fracos constumam desistir, não esqueça do que te fez querer chegar onde poucos chegam;
Um tempo de fazer de você o seu melhor negócio, aprenda a ver o melhor de você e uma coisa é certa, se fosse fácil não era pra você.
Ao invés de correr da onda assustadora, mergulhe nela e veja o que ela tem para te oferecer.


Autor: Janilton Maciel Ugulino
E-mail: janilton@lean.eng.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário