sexta-feira, 11 de maio de 2018

Eu Sou Eu - Poema de Virgínia Satir sobre auto-estima





















Não há ninguém no mundo inteiro exatamente como eu.
Há pessoas que têm aspectos como os meus, mas não são o mesmo que eu.
Portanto, tudo o que sai de mim é autenticamente meu porque eu escolhi sozinho.
Tudo meu pertence a mim: meu corpo, tudo o que faz;
minha mente, com todos os seus pensamentos e idéias;
meus olhos, incluindo todas as imagens que eles percebem;
meus sentimentos, sejam eles quais forem: raiva, alegria,
frustração, amor, decepção, emoção;
minha boca e todas as palavras que saem dela, refinadas, doces ou afiadas, certas ou erradas;
minha voz, forte ou suave, e todas as minhas ações, são para os outros ou para mim.
Eu possuo minhas fantasias
Meus sonhos, minhas esperanças, meus medos.
Meus triunfos e meus sucessos são meus
todos os meus fracassos e erros.
Como tudo o que é meu pertence a mim, posso me conhecer intimamente.
Ao fazer isso, posso vir a amar e sentir amizade em relação a todas as minhas partes.
Eu posso tornar viável que tudo o que me preocupa funciona
pelos meus melhores interesses.
Eu sei que tenho aspectos que me confundem e outros que eu não conheço.
Mas enquanto eu me amar e amar,
Eu posso procurar com coragem e otimismo por soluções para os desconhecidos
e vai me descobrindo mais e mais.
Como soa e soa, diga e faça o que for preciso,
pense e sinta em um dado momento, tudo é parte do meu ser.
Isso é real e representa o lugar que eu ocupo naquele momento.
Na hora de um exame de consciência, sobre o que eu disse e fiz,
Pelo que tenho pensado e sentido, algumas coisas serão inadequadas.
Mas eu posso descartar o inapropriado, manter o bom
e inventar algo novo que substitua o descartado.
Eu posso ver, ouvir, sentir, dizer e fazer.
Eu tenho os meios para sobreviver, para me aproximar dos outros,
para ser produtivo e para alcançar significado e
Eu ordeno o mundo das pessoas e coisas que me cercam.
Eu pertenço e posso me estruturar.
Eu sou eu e estou bem.


http://www.laautoestima.com/declaracion-autoestima.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário