sexta-feira, 30 de setembro de 2016






Por que os filhos se  castigam com os vícios?
vícios. Etimologicamente vício significa (Ação de mostrar)
Método de Bert Hellinger - Constelações Sistêmicas


Quando somos crianças criamos mecanismos de defesa que nos fazem suportar nossas emoções da melhor maneira possível, algumas vezes estes mecanismos se aprendem por imitação ou por lealdade. Em outros casos se reprime o sentimento e se expressa de forma inesperada, e é justamente onde entra o vício.

Quando um casal começa a ter problemas, pode ser que um dos membros do casal se irrita tanto com o outro, que inicia um processo de desacreditação perante os filhos (" É um inútil, me enganou, não cuida de vocês., É um irresponsável, é um bom para nada, etc.").

Obviamente isto mostra um profundo ressentimento, é dizer que não foi realizado o conversa correspondente. Além disso não se é capaz de assumir ou reconhecer a própria responsabilidade. Como diz o ditado "é muito mais fácil dar bolas fora". No meio de tudo isto são os filhos os prejudicados porque são obrigados a tomar partido por um dos pais. O que pode acarretar a exclusão do outro.

Um dos pais (principalmente o pai) é tirado da sua vida, sejam pelas razões que sejam. É algo que o filho tem dificuldade em processar e se sente impotente perante essa situação. Aparentemente se faz leal perante o pai presente, mas secretamente origina uma lealdade pelo pai ausente e um sentimento de "ódio-amor" pelo pai com o qual vive (normalmente é a mãe porque elas ganham a custódia das crianças na Maioria dos casos).

Perante essa lealdade secreta com o pai ausente, os filhos podem procurar preencher esse vazio com os vícios. Etimologicamente vício significa (Ação de mostrar), Talvez o que quero mostrar é que se sente culpado porque o pai se foi e por isso se faz mal ou bem porque quer destruir o pai nele. De alguma forma é um desejo de "desaparecer" como o pai ausente, está mostrando com o vício sua dor imensa que não sabe expressar com palavras.

O que você pode fazer para prevenir a dependência em seus filhos?
Respeita o pai ausente, deixando de fazer julgamentos de ele ou ela (embora não digas os teus filhos captam a energia da sua aversão pelo outro).
Não exigir aos teus filhos que escolham entre um dos pais: compreender que coloca em um conflito com os teus filhos quando cargas toda a responsabilidade no seu pai ou mãe, porque eles também amam é também seu progenitor. Dói ter que escolher se ser leal a mãe  ou ao ausente,.

Agradece ao pai ausente por ter os teus filhos: se é o outro que decide voluntariamente se ausentar, agradece internamente ao que vibeu, honra os teus pais, procure o teu aprendizado da experiência e confia na vida.

Deixa que as crianças vão o tempo que quiserem com o seu progenitor, sem fazer julgamentos se está melhor ou pior (lembre-se seu estado emocional depende da proximidade que tenham com ambos os progenitores).
Se você tem um profundo ressentimento pelo teu ex, procura ajuda para sarar essas feridas tanto por teu bem como o dos teus filhos.

Confia que o teu ex-parceiro vai cuidar bem de seus filhos: Deixa de controlar o que ele faz ou deixa de fazer, com seus filhos. Olha como adulto
Lembre-se que sempre estará unida a tua ex-relacionameto-casal a vejas ou não, porque essa relação deixou belas consequências "os filhos de ambos".

Evita dizer frases como " Graças a mim vocês. Têm para viver "," Faz um sacrifício por eles ", "que seu pai não se sacrificar tanto por eles", "seu pai não quer", Etc. Lembra-te que deixa uma ferida em sua alma que os marcará para sempre

Escrito Por Luz Rodriguez

Nenhum comentário:

Postar um comentário