sábado, 21 de novembro de 2015



Hierarquia Sistêmica

"Não há muito tempo tive uma mulher num grupo, cujo pai era cego e a mãe surda. Eles compensavam-se um ao outro muito bem. Mas a mulher sentiu que necessitava de cuidar dos pais, e quando nós colocamos a sua constelação familiar, o seu representante agiu como se fosse grande e os seus pais pequenos.

Na constelação, a mãe disse-lhe que «até que o teu pai queira, eu posso cuidar dele sozinha». E o pai disse-lhe que «a tua mãe e eu estamos bem sozinhos. Não necessitamos de ti». Mas a mulher ficou mais decepcionada do que aliviada. Foi reduzida ao tamanho de filha, de criança. Não conseguia dormir nessa noite. De facto, sofria de insônias.

No dia seguinte, perguntou-me se eu a poderia ajudar. Eu disse-lhe que «as pessoas que não conseguem dormir às vezes acreditam que necessitam de vigiar algo».


Então eu contei-lhe uma história de Borchert sobre um menino em Berlim após a guerra. Ele vigiava dia e noite o corpo morto do irmão para que os ratos não o comessem. Embora estivesse completamente esgotado, estava convencido que era obrigado a manter-se de vigia. Um homem caridoso veio ter com ele e disse-lhe: «de noite os ratos dormem». Então o menino caiu adormecido. Nessa noite, a mulher também dormiu."


Bert Hellinger

Um comentário: