quarta-feira, 20 de agosto de 2014

SINTO MUITO... / Ser Criança / As Boas dádivas dos pais - Hellinger







"Quando alguém me pede perdão, empurra para mim a

responsabilidade por sua culpa." 
                                                                  (Bert Hellinger)




 Perdão significa dentro do pensamento sistêmico que alguém

       dentro do sistema errou... 
Não existem culpados ou inocentes... 
Se você fez algo que afetou o sistema é porque você não
   teve indicações para fazer diferente!!! 
Não podemos dar algo que não recebemos!!! 

Assim falamos   
" Eu sinto muito"   
é diferente de pedir perdão!!! 











Ser criança é acreditar que tudo é possível. É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco. É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos. Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles. É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar. Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias......



Ser Criança é o que a gente nunca deveria deixar de ser!!!!! 
Parte da jornada de todo ser humano que se encaminha na direção do autoconhecimento e de sua totalidade......
É a descoberta de nós mesmos....."     do amigo e constelador  -Luciano Alves















As boas dádivas dos pais, por Hellinger.

"Quando um filho insiste em sua exigência aos pais, não pode se tornar independente, pois sua cobrança o prende a eles."

Nossos pais não nos dão somente a vida.
Eles também nos nutrem, educam, protegem, cuidam de nós, dão-nos um lar. E é adequado que tomemos tudo isso tal como recebemos deles. Então, lhes dizemos: "Eu tomo tudo - com amor".
Essa é uma forma de tomar que equilibra, porque os pais se sentem apreciados e respeitados e dão com mais prazer.Se tomamos de nossos pais dessa maneira, via de regra, é o bastante. Existem exceções que todos conhecemos. Pode não ser sempre o que desejamos ou o quanto desejamos, mas, via de regra, é o bastante.
Quando o filho se torna adulto, diz aos pais: "Recebi muito, e isso basta. Eu o levo comigo em minha vida". Então ele se sente satisfeito e rico. E acrescenta: "O resto eu mesmo faço".   Também essa é uma bela frase. Ela nos torna independentes.
A seguir, o filho diz ainda aos pais: "E agora eu os deixo em paz". Então se solta deles. Não obstante, ele os conserva como pais, e eles também o conservam como filho.
Quando, porém, o filho diz aos pais: "Vocês têm de me dar mais", o coração dos pais se fecha. Já não podem dar ao filho tanto quanto lhe davam, nem com o mesmo prazer, porque ele o exige.
O filho, por sua vez, ainda que receba algo, não consegue tomá-lo; caso contrário, sua cobrança cessaria. Quando um filho insiste em sua exigência aos pais, não pode se tornar independente, pois sua cobrança o prende a eles.
Contudo, apesar dessa amarra, o filho não tem os seus pais, nem os pais têm o filho.
Do livro de Bert Hellinger, O Amor do Espírito, Editora Atman
 Do amigo René Schubert * Constelador Familiar e Organizacional











Nenhum comentário:

Postar um comentário