terça-feira, 1 de abril de 2014

É necessário ir toda a família ao workshop de constelações?






É necessário ir toda a família ao workshop de constelações?


Não. Basta ir um membro da família. Através da ressonância dos campos mórficos, o trabalho realizado, alcança todos os membros da família que estejam duma forma mais direta ligados ao tema trabalhado, porém, se forem mais familiares os resultados podem ser mais profundos.

Pergunta subsequente:
E se existirem membros da minha família que não querem ser trabalhados?

Resposta:
É uma excelente questão. É importante clarificar que os membros da família que não são trabalhados de uma forma direta (i.e., não estão presentes quando se está a efetuar a terapia) não são manipulados na sequência do trabalho com as Constelações. Fazê-lo, seria uma total falta de respeito pelo livre-arbítrio de cada sujeito.

Quando escrevemos que "o trabalho realizado, alcança todos os membros da família que estejam duma forma mais direta ligados ao tema trabalhado", o referido alcance ocorre nas ligações entre quem está a ser trabalhado (i.e., quem vai à terapia) e os membros da família. Por exemplo, se o João tem uma imagem interior de tristeza e/ou de mágoa de um pai ausente, mas compreende através da Constelação informações sobre essa ausência que nunca tinha perspetivado antes, a ligação com o pai vai mudar.

Ora, o pai, sem ter estado presente fisicamente na terapia, vai sentir a mudança na ligação com o João, o que irá beneficiar a relação de ambos. Note-se porém que: foi o João que esteve a ser trabalhado e esse trabalho vai alcançar o pai.

Todos temos pluriligações com as pessoas que vamos conhecendo ao longo da vida. Umas mais fortes (positivas e/ou negativas), outras mais fracas (também positivas e/ou negativas), e imensas outras entre estes pólos. Quando alguém coloca uma Constelação, as ligações entre o colocador (da Constelação) e "os membros da família [ou outros sujeitos, e.g., colegas de trabalho] que estejam duma forma mais direta ligados ao tema trabalhado", vão ser naturalmente trabalhadas.

Como se processa o referido suprarreferido "alcance"? "Através da ressonância dos campos mórficos":
https://www.youtube.com/watch?v=BJkXlZJfyRw

© Sandra Ramos e Jorge A. Ramos
http://cf.portais.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário