""Sobre a verdadeira perfeição descobri algo. Ela começa quando se está em harmonia consigo mesmo. Este é o primeiro passo. Muitos estão em conflito interno consigo mesmo.
Quando se investiga isso pode-se ver que excluíram um dos pais de seu coração ou até os dois. Assim, estão desligados da fonte da vida. Quando alguém está desligado de um de seus pais tem somente a metade da força vital, fica deprimido.
Depressão é um sentimento de vazio não é um luto. Ter um sentimento de vazio significa que falta um dos pais. A depressão desaparece e fica-se em paz consigo mesmo quando se
respeita e ama ambos os pais. Quando se consegue fazer isso é vivenciado como uma graça.
Assim o sentimento básico se eleva para o pleno e alegre, e a depressão desaparece.
Hellinger: a cura para mim é impenetrável. Entretanto, faz uma diferença importante se olho para uma cura, especialmente para uma cura somática ou se olho para que algo em um sistema fique em ordem. Se dá certo, isso tem algo de felicidade e libertação.
Na realidade, isso é o que almejo diretamente. Por isso, também tem efeitos maiores ou menores no corpo.
Quando se vê que clientes ficam doentes ou querem se suicidar por amor à sua família, e conseguem se libertar da depressão, então ficam acolhidos em sua família de um modo totalmente diferente do que antes.
Se antes já estavam dispostos a morrer, nessa ligação não estão menos dispostos, se é para isso que a doença leva. Mas agora eles se expõem a doença de uma outra forma. A saúde não é mais o maior bem.
Muitos médicos e doentes comportam-se como se a saúde fosse o maior bem. Também não é isso, A alma tem outros critérios. Se for permitido que ao lado da saúde também o estar doente seja significativo e grande,
e que o morrer, em sua hora,é significativo e grande, então poder-se-ia lidar com a doença e a morte mais serenamente.
O dito filosófico mais antigo do mundo ocidental provém de um certo Anaximander. Heidegger escreveu um longo ensaio sobre essa sentença diz:
"onde as coisas tem sua origem, para lá também devem submergir segundo a necessidade; pois precisam pagar penitência e serem punidas pelas suas injustiças, conforme a ordem do tempo"
Quer dizer o seguinte: quem se retém à vida além do tempo, peca na essência. Nós vamos com a corrente da vida e com a corrente da morte. Essa é a grande harmonia.
Dentro dessa corrente resultam tanto o bem-estar e a cura como também o estar doente e o morrer. Então, teremos perante a vida e a morte uma outra postura. ""
Do Livro-
"A angústia é a disposição fundamental que nos coloca diante do nada!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário