Comentários sobre Campo Morfogenético da internet:
Rupert Sheldrake deu base científica as Teorias de Platão \o/
""O Bruce Lipton também tem um novo modelo interessante de biologia: ele afirma que não somos determinados pelos genes, como se pensava anteriormente."
"Gandhi sabia disso quando disse “Seja a mundança que você gostaria de ver no mundo.
Interessante. Um teoria científica que explica a existência de um inconsciente coletivo."
"Magnífico!!
Isso explica pq acessamos memórias de terceiros quando meditamos sobre uma mandala ou qualquer símbolo mágicko antigo (Árvore da VIda ou Estela da Revelação, por ex.) – memórias estas, impressões que aqueles tiveram em outros tempos, qnd meditaram sobre a mesma figura.
Isso explica pq acessamos memórias de terceiros quando meditamos sobre uma mandala ou qualquer símbolo mágicko antigo (Árvore da VIda ou Estela da Revelação, por ex.) – memórias estas, impressões que aqueles tiveram em outros tempos, qnd meditaram sobre a mesma figura.
Também reforça a ideia thelemita de que quando vc evolui, vc acaba inconscientemente “puxando” seus próximos (e pq não dizer)e a humanidade como um todo para cima! Como alguém que ajuda um colega a sair da piscina, puxando-o, pela mão, para fora."
“Amor é a Lei, Amor Sob Vontade”
“Cães sabem quando seus donos estão chegando”, do Dr. Sheldrake
"um campo morfogenetico, pode ser destruido , recriado e subistituido, até mesmo por que em conceito um campo pode alterar eventos probabilistico, e se seguirmos uma logica, tudo no universo é dual, e pode-se criar campos morficos de tendencias diferentes onde podem acabar por se chacar, vamos supor que um grupo de
pessoas com boms habitos de educação e qua aqueles habitos fazer parte de sua educação e cultura que acontece de forma natura, teoricamente por exetir um campo mantendo aquele comportamente , se encontrar com outro grupo de pessoas
de comportamento totalmente averso ao primeiro grupo, sendo violentos e mal educados, agindo de forma natural pelo campo que os mantem daquela forma, se os dois se disciminar qual sera o resultado, um unico grupo misto de educação e violencia? mesmo
que o resultado seja este, ja houve a alteração de um campo, mostrando que eles tambem são maleaveis, e como tudo maleavel pode-se perder força , ser destruido e até mesmo recriado.""
um grande poder de formar egrégoros.
de comportamento totalmente averso ao primeiro grupo, sendo violentos e mal educados, agindo de forma natural pelo campo que os mantem daquela forma, se os dois se disciminar qual sera o resultado, um unico grupo misto de educação e violencia? mesmo
que o resultado seja este, ja houve a alteração de um campo, mostrando que eles tambem são maleaveis, e como tudo maleavel pode-se perder força , ser destruido e até mesmo recriado.""
Egrégora
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Egrégora, ou egrégoro para outros, (do grego egrêgorein, Velar, vigiar), é como se denomina
a entidade criada a partir do coletivo pertencente a uma assembleia, ou seja, é um campo de
força criado no Plano Astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos
seus padrões mentais e emocionais.
a entidade criada a partir do coletivo pertencente a uma assembleia, ou seja, é um campo de
força criado no Plano Astral a partir da energia emitida por um grupo de pessoas através dos
seus padrões mentais e emocionais.
História
Segundo as doutrinas que aceitam a existência de egrégoros, estão presentes em todas as coletividades,
sejam nas mais simples associações, ou mesmo nas assembleias religiosas. É gerado pelo somatório de
energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade.
sejam nas mais simples associações, ou mesmo nas assembleias religiosas. É gerado pelo somatório de
energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade.
Assim, todos os agrupamentos humanos possuem seus egrégoros característicos: as empresas, clubes,
igrejas, famílias, partidos, nos quais as energias dos indivíduos se unem formando uma entidade autônoma
e mais poderosa, o egrégoro, capaz de realizar no mundo visível as suas aspirações transmitidas ao
mundo invisível pela coletividade geradora. Em miúdos, um egrégoro participa ativamente de qualquer
meio, físico ou abstrato.
igrejas, famílias, partidos, nos quais as energias dos indivíduos se unem formando uma entidade autônoma
e mais poderosa, o egrégoro, capaz de realizar no mundo visível as suas aspirações transmitidas ao
mundo invisível pela coletividade geradora. Em miúdos, um egrégoro participa ativamente de qualquer
meio, físico ou abstrato.
Quando a energia é deliberadamente gerada, ela forma um padrão, ou seja, tem a tendência de se manter
como está e de influenciar o meio ao seu redor. No mais, os egrégoros são esferas ou concentrações de
energia comum. Quando várias pessoas têm um mesmo objetivo comum, a energia se agrupa e se aglomera
em um egrégoro. Trata-se de um conceito místico-filosófico com vínculos muito próximos à teoria das
formas-pensamento, onde todo pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente
pelo cosmo.
como está e de influenciar o meio ao seu redor. No mais, os egrégoros são esferas ou concentrações de
energia comum. Quando várias pessoas têm um mesmo objetivo comum, a energia se agrupa e se aglomera
em um egrégoro. Trata-se de um conceito místico-filosófico com vínculos muito próximos à teoria das
formas-pensamento, onde todo pensamento e energia gerada têm existência, podendo circular livremente
pelo cosmo.
Pode-se exemplificar o egrégoro ao analisar um ambiente hospitalar. O principal objetivo dos circunstantes
é promover a cura, independentemente do êxito. Portanto, um hospital carregaria consigo um egrégoro
que busca a cura que se localizaria no chão, nas paredes, no nome, recebendo e influenciando o espírito
dos frequentadores do hospital, dos funcionários, dos pacientes e visitantes. Muitas mentes voltadas para
um único objetivo que gera a concentração de energia.
é promover a cura, independentemente do êxito. Portanto, um hospital carregaria consigo um egrégoro
que busca a cura que se localizaria no chão, nas paredes, no nome, recebendo e influenciando o espírito
dos frequentadores do hospital, dos funcionários, dos pacientes e visitantes. Muitas mentes voltadas para
um único objetivo que gera a concentração de energia.
Da mesma maneira, uma missa, um encontro de algumas ou muitas pessoas voltadas para promover um mesmo
fim, seja a cura de alguém, o fim de um problema ou a superação de uma perda tem um grande poder de formar egrégoros.
Um egrégoro se caracteriza, em última análise, pelo espírito formado pela congregação, maior do que a
soma de seus membros e cujas existências são cruciais para a sua formação.
soma de seus membros e cujas existências são cruciais para a sua formação.
O ponto de vista defendido pela Teosofia encontra eco em diversas outras linhas de pensamento, especialmente
religiosas. Segundo a teosofia, as incontáveis formas pensamento em que vivemos mergulhados nos afetam
continuamente, e ter conhecimento delas pode nos permitir utilizá-las em nosso favor, ou ao menos evitar que
sejamos influenciados negativamente. Funcionariamos, segundo essa visão, de forma semelhante a um
aparelho de rádio, "sintonizando" através de nossos pensamentos e emoções as frequências das egrégoras
ao nosso redor, e dessa forma potencializando seus efeitos, tanto em nossos corpos quanto na própria egrégora,
o que tornaria sua existência mais longa 1 .
religiosas. Segundo a teosofia, as incontáveis formas pensamento em que vivemos mergulhados nos afetam
continuamente, e ter conhecimento delas pode nos permitir utilizá-las em nosso favor, ou ao menos evitar que
sejamos influenciados negativamente. Funcionariamos, segundo essa visão, de forma semelhante a um
aparelho de rádio, "sintonizando" através de nossos pensamentos e emoções as frequências das egrégoras
ao nosso redor, e dessa forma potencializando seus efeitos, tanto em nossos corpos quanto na própria egrégora,
o que tornaria sua existência mais longa 1 .
Referências
- BAYARD, Jean-Pierre. Os Talismãs: Psicologia e poderes dos símbolos de proteção. São Paulo:
- Editora Pensamento, 1985 (ISBN 85-315-0647-6).
- BOUCHER. Jules. A Simbólica Maçônica: Segundo as Regras da Simbólica Tradicional.
- 11.ª Edição - São Paulo: Editora Pensamento. 2006. (ISBN 85-315-0625-5).