sexta-feira, 20 de julho de 2018







A SÍNDROME DO GÊMEO DESAPARECIDO 2 ____PERDER O GÊMEO


 "Hoje em dia sabe-se que perder um irmão gêmeo deixa marcas psicológicas no gémeo sobrevivente, uma vez que o fato de terem coexistido no útero permitiu que se estabelecesse um vínculo entre os dois. Mas comecemos por explicar como e em que circunstâncias a mãe perde um ou mais dos seus gêmeos. 

A circunstância mais dramática pode ocorrer justamente na altura do nascimento dos bebés, quando um deles apresenta uma patologia grave, ou então, em consequência de um parto difícil e demasiado prolongado, em que os meios técnicos usados se revelam insuficientes, de forma que um dos bebés não resiste. 

No entanto, graças à tecnologia e à qualidade dos cuidados médicos, essas mortes são hoje cada vez mais raras. A situação mais comum, no caso dos gêmeos, é que a morte de um ou mais fetos ocorra antes de a gravidez chegar a termo. Se essa morte acontecer nos dois últimos trimestres, pode representar um risco de vida para o outro gémeo, podendo provocar-lhe lesões, dado o tamanho do feto.

 A mãe também pode ser afectada por eventual infecção intra-uterina. No entanto, o mais comum é que muitos dos embriões concebidos, pura e simplesmente não sobrevivam nas primeiras semanas da gravidez, sem que isso acarrete significativos riscos físicos para a mãe e para o feto sobrevivente. 


CONSEQUÊNCIAS DA PERDA 


Charles Blokage, médico do Departamento de Pediatria na Broody Shcool of Medicine e professor de Biologia na East Carolina University, declara que a morte e «desaparecimento» de um gêmeo, também conhecido por Síndrome do Gêmeo Desvanecido, ocorre pelo menos uma vez em cada oito gravidezes, sendo que o acontecimento pode perfeitamente passar desapercebido pela mãe ou pelo médico obstetra. 


Vários estudos científicos confirmam o testemunho do médico, alegando que, para cada par de gêmeos nascidos vivos, existem dez gêmeos sobreviventes...(fragmento)."


_____ Via Ascenção M.Martins Do Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário